A ABAC – Associação Brasileira de Consórcios – realizou uma pesquisa para traçar o perfil dos consorciados, no fim de 2015.
A Quorum Brasil foi responsável pelo levantamento, que ouviu 1.400 pessoas que tem Consórcio e potenciais clientes em oito capitais brasileiras. Os dados mostram quem são os clientes desta modalidade e como eles veem o investimento.
Um destaque é o crescimento do número de consorciadas mulheres dentro do sistema. Só de 2014 para 2015, o percentual subiu de 36% para 40%. Segundo a ABAC, este crescimento é positivo e vem do grande número de mulheres que montam seu próprio negócio – cinco vezes mais do que os homens – ou a volta delas aos estudos com foco no crescimento profissional.
Os homens representam hoje 60% dos consorciados, segundo a pesquisa. Os homens correspondem a 73% do público que adquire motocicletas e 70% que compra caminhões. Já as mulheres lideram a aquisição de serviços (58%) e de eletroeletrônicos (55%).
A classe C é maioria, representando 44% dos entrevistados, seguida pela classe B, responsável por 26% dos consorciados. A classe D representa 23% dos entrevistados, enquanto que apenas 7% dos consorciados são da classe A.
Quando se fala de fala de idade, 34% dos entrevistados tem 50 anos ou mais. A faixa de 30 a 39 anos representa 26% dos consorciados, enquanto 23% tem entre 40 e 49 anos. Consorciados com até 29 anos são minoria: apenas 17%. A pesquisa também procurou saber sobre a percepção que os consorciados têm: 66% considera como um bom investimento. O percentual cresceu em relação a 2014, quando ficou em 54%. Já entre os potenciais clientes, 55% considera o consórcio um bom investimento. Em 2014, este índice era de 42%.
E para finalizar, um dado mostra que o consórcio ainda tem muito a crescer: 62,5% dos que planejam comprar automóveis poderão fazê-lo pelo consórcio, o que dá quase 2 em cada 3 entrevistados.
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