O fim de ano mexe com a ansiedade dos brasileiros!
Cada um tem um bom motivo para aguardar inquieto a chegada de dezembro: para alguns é o clima de Natal, com a família, presentes e uma mesa farta, e para outros é a hora de descansar, curtir alguns dias de praia ou ainda viajar com os amigos para se divertir. Existe também o ponto onde esses dois grupos não hesitam em concordar: a expectativa pelo 13º salário.
Para aproveitá-lo ao máximo, o Blog da Disal preparou algumas dicas importantes que vão ajudar você a não ver o salário desaparecer da conta e virar lembrança em um piscar de olhos. Antes de começarmos, vale lembrar que o fator determinante para um 13º bem aproveitado é o planejamento que se tem nos outros 11 meses do ano. De acordo com a Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s, divulgada em 2015, o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking que mede a educação financeira em 144 países, um dado que preocupa, pois diz respeito ao modo como nos planejamos a longo prazo.
Não tenha medo de conhecer suas despesas.
Você tem controle sobre seus gastos fixos e variáveis? Sabe a data de vencimento de cada conta? Quantos meses ainda faltam para cada parcelamento terminar? Todas essas informações auxiliam você a tomar melhores decisões com o seu dinheiro.
Mantenha uma planilha, ou mesmo um caderninho, com os gastos do mês vigente e dos próximos e você estará sempre um passo à frente na hora de tomar decisões importantes.
Defina suas prioridades (e lembre-se delas no outro dia)
É assim que começamos a desenvolver um pensamento a longo prazo. Onde você quer estar daqui 10 anos? O que quer ter? Que lugares quer visitar? Que cursos quer fazer? Pegue tudo isso e transforme em pequenas metas para facilitar. Isso ajuda você a não desviar o foco do que realmente importa, uma tentação que seduz muita gente quando vê aquele extra na conta em dezembro.
Primeiramente, as dívidas
Chegou o tão aguardado momento: você vê seu saldo e lá está o 13º. Se você tem dívidas, não pense duas vezes: liste todas e elimine o máximo possível. O ideal é começar pelas que têm taxas de juros mais altas, como empréstimos e dívidas com cartão de crédito e cheque especial.
Quitou tudo e ainda sobrou dinheiro? Comemore, mas sem gastar! Antes de dar o próximo passo, lembre-se daquelas prioridades do tópico anterior e contenha os impulsos!
Lembre-se: depois de dezembro e seu 13º, vem janeiro e seus gastos
IPTU, IPVA e materiais escolares. Esta trinca que não pode ser esquecida quando o assunto é 13º. Todo começo de ano estes boletos chegam em peso, para desespero de muitos, mas não daqueles que se programam.
Antes de fazer a listinha de Natal, faça as contas, guarde o que for possível e garanta que o próximo ano não comece com o alerta de dívida piscando.
A tentação das vitrines reais e virtuais.
Você seguiu todas as dicas anteriores e está feliz da vida com o dinheiro que sobrou e que vai poder usar no Natal.
Presentes, ceia, mil e uma coisas vêm à sua mente. Hora de ficar de olho! O que não falta no fim do ano (e ultimamente antes dele também, na Black Friday) são armadilhas disfarçadas de promoção. Por isso, o melhor é ligar o modo detetive e pesquisar bem antes de gastar.
Viu um produto com preço interessante na loja? Dê uma olhadinha em sites de e-commerce antes de bater o martelo sobre a compra.
De volta à planilha (ou ao caderninho)!
O ano acaba, mas o planejamento não (lembra do que falamos sobre pensar em longo prazo?). Realizar grandes conquistas, como a compra de um carro, exige os pés no chão e muita organização. E nada melhor para quem quer se organizar do que um investimento seguro como o Consórcio. Sem entrada e sem juros, ele é perfeito para ajudar você a prever os investimentos.
Mantenha suas contas sob controle o ano todo, não desvie o curso dos seus objetivos e alcance todas as suas conquistas!
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.