Os casos de Coronavírus estão aumentando no Brasil e, hoje (17/03), são mais de 300 casos confirmados, de acordo com o Ministério da Saúde. Como os motoristas e passageiros de táxi e aplicativos podem se proteger? Nós vamos explicar!
Os Governos estaduais e o Ministério da Saúde já recomendaram o cancelamento de eventos de lazer, culturais e esportivos, além de recomendarem que as pessoas evitem sair de casa, aglomerações e locais fechados, como cinemas, teatros, academias, restaurantes, entre outros onde o Coronavírus pode circular.
As empresas estão adotando o home office, como forma de controlar a propagação do vírus, cancelando viagens e reuniões presenciais. Mas, muitas pessoas não conseguem deixar de trabalhar, diretamente, com o público, como os motoristas de táxi e aplicativos, por exemplo.
Um motorista de Uber, 99 ou Cabify transporta dezenas de pessoas em seu carro, todos os dias, e as corridas têm inúmeros destinos, como aeroportos, hospitais, as casas dos passageiros, entre outros. E o motorista não sabe se a pessoa que está em seu carro possui o COVID-19, assim como o passageiro não sabe se o motorista está com a doença ou se já transportou alguém contaminado.
Diante desse cenário de pandemia, o que deve ser feito para que os motoristas e passageiros fiquem protegidos?
A resposta está na higienização das pessoas e do carro! Isso mesmo, o carro também deve ser higienizado, por completo, começando pelo volante.
12 Dicas para motoristas de aplicativo contra o Corononavírus (COVID-19)
- Mantenha o carro bem ventilado, evitando usar ar condicionado e ficar com janelas fechadas;
- Disponibilize álcool em gel e lenço de papel descartável no carro, para seu uso e dos passageiros; A cada embarque e desembarque, ofereça álcool em gel para os passageiros, lembrando-os, delicadamente, que é questão saúde e prevenção para todos;
- Caso o passageiro tenha tosse ou espirre, ofereça lenços de papel.
- A cada viagem, faça o descarte do lixo (sacos que ficam à disposição dos passageiros) e a cada 4 horas faça a higienização completa do carro, utilizando borrifador com álcool 70% ou panos limpos e antissépticos, nos bancos até o teto, principalmente, onde os passageiros encostam (incluindo encostos de cabeça), cintos de segurança, maçanetas (parte interna e externa), portas e vidros/janelas, enfim, o carro todo.
- Aproveite e esterilize, com frequência suas mãos, o volante e câmbio, além do painel frontal, descanso de braço, entre outros locais onde se apoia enquanto está no carro.
- Não se esqueça de limpar seu celular, um instrumento de trabalho importante e que acumula muita sujeira, bactérias e vírus.
- Caso prefira, você pode cobrir áreas de manuseio público com película protetora descartável, nos bancos/assentos, nos vidros, maçanetas, etc. Mas lembre-se de descartá-los a cada término de corrida, ok?
- A cada parada, encontre um local onde possa lavar bem as mãos, independente do uso do álcool gel. Veja as recomendações do Ministério da Saúde sobre como lavar as mãos de forma correta.
- Mantenha distância do passageiro, que deverá usar o banco traseiro, apenas, e não o cumprimente com aperto de mãos;
- Ao final de cada dia de trabalho, esterilize o carro totalmente, também por fora, e deixe-o “respirar” um pouco, mantendo, se possível, as portas abertas (se estiver em local seguro, como numa garagem);
- Ao chegar em casa, antes de cumprimentar seus familiares, lave bem suas mãos, limpe a maçaneta da porta por onde entrou e vá direto ao banho, tirando as roupas que usou no dia, deixando-as para lavar.
- Atenção aos sintomas de contágio: caso você sinta febre (acima de 37,8), tosse, falta de ar, dores no corpo e/ou na garganta, ou apenas febre, não faça mais corridas e procure, imediatamente, uma unidade de saúde.
Lembre-se: uma ação preventiva pode salvar muitas vidas, inclusive, a sua!
Ainda tem dúvidas?
A Disal Consórcio lhe deseja boas corridas e ótima saúde!
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.