Segmento segue encolhendo, mas reúne alternativas com bom desempenho e dinâmica.
Em sua terceira geração, lançada no ano passado, o Série 1 chama a atenção por sua avantajada grade dianteira, uma tendência nos atuais carros da BMW. São duas versões oferecidas no mercado brasileiro.
A primeira, 118i Sport GP, tem motor de três cilindros 1.5 turbo de 140 cv e 22,4 kgfm — compartilhado com a Mini — e câmbio automatizado de sete marchas. Além disso, é o primeiro hatch com opção de tração exclusivamente dianteira na história da marca.
Essa é a nossa versão sugerida para quem quer um carro amigável para o dia a dia, capaz de oferecer bom desempenho e conforto. Assim como o A3, leva 380 litros no bagageiro, dividindo com o hatch da Audi o título de maior porta-malas entre os rivais. Mas para quem procura uma opção mais apimentada há ainda a M135i xDrive, que traz sob o capô o 2.0 quatro-cilindros turbinado de 306 cv e 45,9 kgfm, além de câmbio automático de oito marchas e tração integral sob demanda. Também é bom ficar de olho nos custos elevados de manutenção e de seguro, que estão entre os mais altos da categoria.
A quarta geração do A3 estreou no exterior no início do ano e já está confirmada para o Brasil, ainda sem data definida. Apenas a versão Prestige Plus está disponível no país, equipada com ágil motor 1.4 turbo de 122 cv e 25,5 kgfm aliado ao câmbio de dupla embreagem e sete marchas, que o levam aos 100 km/h em 9,3 segundos.
Segundo o Inmetro, o consumo médio é de 13 km/l. Como todo carro premium, o custo de manutenção é alto, já o seguro tem valor razoável se comparado aos concorrentes. É uma compra que deve ser bem analisada devido à iminência da chegada da nova geração.
Pode soar estranho o Cruze estar entre os hatches premium, mas ele acabou promovido por ser o último remanescente de seu segmento. E a reestilização de 2019 o armou com recursos de categorias superiores. Itens como Wi-Fi nativo e frenagem autônoma são novidades.
Já o elogiado motor 1.4 de 153 cv e 24,5 kfgm e o câmbio automático de seis marchas foram mantidos. Ele vai aos 100 km/h em 8,6 segundos e registra consumo médio de 9 km/l (etanol). Como mudou há pouco, deve permanecer com a atual configuração, mesmo que uma nova geração na gringa esteja prometida para 2022.
Outro hatch alçado à categoria premium é o Soul. O modelo vendido no Brasil está uma geração atrasada em relação à que roda no exterior, lançada em 2019. Tanto que a Kia vende o veículo como ano 2018/modelo 2019, ou seja, são os carros de estoque.
O novo estava previsto para o Brasil, mas o dólar alto e a pandemia, no mínimo, atrasaram os planos da marca. Seu motor 1.6 flex rende até 128 cv e 16,5 kgfm e o câmbio é automático de seis marchas. Por outro lado, a manutenção não é das mais caras, perdendo apenas para o Cruze, enquanto o seguro é o mais barato da categoria.
Vencedor do ano passado, o Classe A é um carro superafinado, mas perdeu o reinado por ter o maior custo de manutenção da categoria, com revisões e peças que passam de R$ 50 mil. Mas sobram qualidades na quarta geração do alemão, como o nível elevado de tecnologia.
Um dos destaques é o assistente pessoal virtual, que permite acionar recursos por comando de voz. Sob o capô há o 2.0 turbo de 224 cv e 35,7 kgfm, além de câmbio de dupla embreagem com sete marchas. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,8 s e o consumo é animador para um carro dessa categoria: 15,1 km/l.
A vantagem do Mini Cooper é sua ampla gama, que vai desde uma versão mais amigável, para o cotidiano, até uma para quem quer levar o carrinho para a pista. São três opções de motor: 1.5 turbo de 136 cv e 22,4 kgfm (Exclusive e Top 2P), 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 kgfm (Cooper S 2P, Cooper normal 4P e Cooper S 4P) ou 2.0 turbo de 231 cv e 32,6 kgfm (JCW).
Como foi reestilizado em 2018, ainda demora a mudar, mas os facelifts da Mini são bastante sutis para que o carro-chefe da marca não perca seu estilo moderno-retrô. Custos de manutenção e seguro também merecem atenção.
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.