Evite atrasos, mas pode acabar acontecendo a falta de pagamento de uma ou mais parcelas do consórcio. Por isso, vamos te ajudar nesse momento.
O sistema de consórcio é, muitas vezes, uma opção para pessoas que não conseguem pagar juros de um financiamento. Porém, essa modalidade de crédito ainda gera dúvidas e receios, principalmente sobre o que acontece no caso de não conseguir pagar as parcelas do consórcio.
Vale lembrar, essa modalidade é de investimento a longo prazo. Dessa forma, você deve se certificar que o valor investido não vai comprometer em um logo período.
Imprevistos podem acontecer, então se você participa de um grupo e está com falta de pagamento de uma prestação do consórcio, você deve se organizar para quitar esse atraso o mais rápido possível.
O que pode acontecer caso atrase?
O atraso no pagamento das prestações do consórcio traz dificuldades ao participante e, por isso, devem ser evitados.
Segundo informações da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), o participante que não estiver em dia com os seus pagamentos não pode, participar das Assembleias, consequentemente não será contemplado.
Previsto em contrato da Administradora, se você ainda não foi contemplado, além de não participar dos sorteios e lances, corre o risco de ser expulso do grupo.
Caso já tenha sido contemplado, mas ainda não tiver usado o crédito, poderá ter sua contemplação cancelada em Assembleia Ordinária. Mas caso já esteja em posse do bem, a Administradora poderá tomar medidas legais exigidas em contrato e cobrar multa e juros. Isso significa que o participante, além de ver sua dívida crescer, pode terminar sem o bem, caso esse seja concedido como garantia.
O que devo fazer em caso de atraso do consórcio?
Se você não efetuou o pagamento de uma ou mais prestações, procure sua Administradora e tente fazer um acordo. É sempre importante lembrar que a administradora não é obrigada a aceitar qualquer negociação, porém será feito tudo para ajudar.
Para quem ainda não tiver sido contemplado e perceber que, por algum motivo, não conseguirá pagar as prestações, você pode, seguindo o que foi acordado no momento do contrato, optar por um bem de menor valor.
Dessa forma, como o valor da prestação está diretamente associado ao valor do bem, se a Administradora concordar com a troca do bem no contrato, isso possibilitará a redução da prestação.
Por fim, existe a possibilidade de tentar transferir a sua cota para outra pessoa.
A Disal te ajuda!
A Disal Consórcio é líder entre as Administradoras de consórcio e conta com mais de 30 anos de experiencia.
Somos especialistas no assunto de consórcios. Por isso, vamos sempre ajudar na melhor forma para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas!
Acesse nosso site e faça agora mesmo uma simulação.