Está difícil fazer sobrar algum dinheiro no final do mês? Se você acha que seu salário não é lá muito baixo, mas ainda assim não consegue juntar nada para poupar, pode ser que o seu problema seja o desperdício. Combater este mal não é tão difícil, mas você tem que ficar bem atento! Veja algumas dicas que elaboramos para você.
Há muitos casos de desperdício de dinheiro, mas você não precisa ficar neurótico e se preocupar com todos. Concentre-se naqueles mais importantes para você: o que pode ser um grande vilão nas suas finanças, pode ter uma importância menor no bolso de outras pessoas.
1. Compra de Artigos Eletrônicos (‘Gadgets’)
Aqui se inclui uma ampla gama de objetos: televisores, vídeo games, máquinas fotográficas, filmadoras etc. Podemos também considerar alguns eletrodomésticos como lavadoras, secadoras e geladeiras, já que atualmente estes produtos estão cada vez mais ‘eletrônicos’.
O desperdício aqui é tentar sempre possuir o último modelo, o mais tecnologicamente avançado e com o design mais moderno. A tentação é grande, já que as funcionalidades do último modelo são sempre excepcionais: quem não se encanta com uma TV de LED, tela curva, 54 polegadas, som ‘super surrounding’ e imagens cristalinas?
Porém, o preço a pagar por isso é alto demais. Além de ter que pagar muito mais caro pelo último lançamento, você ainda não tem o que fazer com o produto antigo: o que fazer com a TV tela plana que você comprou há dois anos? Pode tentar revendê-la, mas ainda assim o valor que conseguirá por ela será baixo.
Não desperdice com produtos de última geração! A dica é ficar sempre uma ou duas gerações atrás: o valor é mais baixo e pode ter a certeza que isto não lhe causará nenhum sacrifício.
2. Celulares Novos
O celular poderia estar enquadrado no item acima, mas resolvemos dar um destaque a ele por ser um desperdício muito comum. Como essa ‘indústria’ é relativamente nova, há novos modelos sendo lançados a cada ano e as novas funcionalidades são incríveis.
Não tenha vergonha de ostentar um celular mais simples ou mais antigo. Você com certeza não vai sofrer se não tiver uma câmera embutida de 8 megapixels ou uma tela “super amoled”, seja lá o que isso queira dizer. Mas o seu bolso vai sentir muita diferença!
3. Roupas e artigos relacionados à moda
Já reparou que no mundo da moda há lançamentos quase que a cada semana? Novos modelos, novos cortes, novas tendências. Tudo isso é feito, claro, para que você compre todas essas novidades (já deu para perceber que o ‘novo’ sempre nos atrai, certo?).
Para saber se você está desperdiçando o seu dinheiro com roupas, sapatos e outros acessórios, faça um teste: analise o seu armário e gavetas e separe tudo aquilo que você não usou há mais de um ano. Tudo o que você juntar é, a princípio, desperdício.
Experimente uma mudança radical: pare de comprar e comece a vender. Faça um bazar ou venda pela internet tudo aquilo que você não usa mais!
4. Pequenos Gastos
Nem sempre o desperdício está nos grandes gastos: ele pode estar nos pequenos desembolsos, que passam despercebidos por causa do baixo valor. Entretanto, juntando tudo, você verá que o buraco pode ser enorme!
Para evitar este tipo de desperdício, o melhor a fazer é realmente passar a anotar e controlar todos os gastos. Só fazendo isso e depois vendo o valor total é que você terá a exata dimensão do gasto total. Assim, mãos à obra. Abra a sua planilha ou use o aplicativo MinhasEconomias para isso.
* Matéria concedida pelo Blog Minhas Economias. Para ler mais, acesse: www.minhaseconomias.com.br
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.