Disal Consórcio

Menu

Amantes do antigomobilismo já devem ter ouvido falar da famosa placa preta, que identifica carros antigos. Em 98, veículos começaram a ser diferenciados nas ruas com uma placa preta. Que acabou se tornando objeto de desejo dos apaixonados e colecionadores de carros.

No entanto, a adoção da nova placa Mercosul trouxe uma notícia triste para os antigomobilistas. O novo padrão fez com que a placa preta “deixasse de existir”, dando outro visual para identificar os veículos antigos.

Resumindo… a placa preta Mercosul deixou de ser preta.

Mas depois de muita luta, os fãs e colecionadores de carros antigos obtiveram uma vitória. A placa preta voltou a ser PRETA!

Imagem: Divulgação | Placa Preta
Imagem: Divulgação | Placa Preta

 

Placa preta, o que é?

Você com certeza já viu alguns carros circulando por aí com essas placas. Criada a partir de uma lei em 1998, ela é concedida em condições específicas para veículos de coleção. Pouca gente sabe, mas além de carros, motos e caminhões também podem receber o item.

A placa preta surgiu para diferenciar os automóveis antigos, dando status de item de colecionador. A conquista da placa funciona como uma forma de valorização do bem que terá valor de revenda maior do que um modelo de mesmo ano que não esteja conservado ou com itens originais.

A placa também é uma forma de realização para o proprietário. É um orgulho ter um veículo em excelente estado de conservação que mostra ter sido muito bem cuidado ao longo da vida.

App Disal+ Clientes

O que mudou com a placa preta Mercosul?

A placa Mercosul, entrou em vigor em janeiro de 2020 no Brasil. É o novo sistema de identificação veicular com o objetivo de unificar o padrão em todos os países da América do Sul. A ideia é que as placas sigam sempre o mesmo modelo, sendo diferenciadas apenas pela bandeira e por alguns detalhes menores.

As mudanças iniciais apresentadas pelo novo visual, a identificação dos veículos antigos também foi alterada. A nova placa preta Mercosul deixou de ter fundo preto, e passou a se diferenciar apenas pela mudança na cor das letras e algarismos, adotando um tom de cinza.

Essa mudança, deixou os apaixonados pelo antigomobilismo frustrados, gerando um grande movimento de solicitações para a revisão dessa decisão.

A boa notícia é que esse movimento gerou resultado. Em dezembro de 2021, o Contran estabeleceu que a placa preta Mercosul voltará a ser preta. Mantendo o padrão alinhado com as diretrizes do bloco econômico, com as letras e números brancos e a faixa azul com a sinalização do país.

Apesar dessa decisão ter sido tomada em 2021, as novas placas só começaram a ser vistas no segundo semestre de 2022. Essa demora serviu para que os fornecedores e órgãos de trânsito pudessem se organizar e se adequar ao novo padrão.

Detalhe importante: a nova placa preta tem validade nacional. Ou seja, quem sair do país deve retornar ao padrão anterior.

Imagem: Divulgação | Placa Preta
Imagem: Divulgação | Placa Preta

 

O que é necessário para conseguir a placa preta?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para obter a placa preta é preciso:

• Ter sido fabricado há mais de 30 anos

• Conservar as características originais de fabricação

O carro precisa estar com 80% dos itens e peças originais e em ótimo estado de conservação.

• Fazer parte de uma coleção

Sobre o veículo fazer parte de uma coleção, não quer dizer que você precisa ter mais de um veículo, mas ser afiliado a um clube de colecionadores.

São os clubes que certificam a autenticidade das peças do seu carro. Após a vistoria presencial, que pode ser muito criteriosa, é gerado o Certificado de Originalidade, documento necessário para conseguir a tão sonhada placa preta.

Mas tome cuidado, apenas clubes reconhecidos pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) podem emitir o Certificado de Originalidade. Pesquise com cuidado antes de se afiliar e por algum clube.

Imagem: Divulgação | Placa Preta
Imagem: Divulgação | Placa Preta

 

Posso solicitar a placa preta para o meu carro?

Qualquer veículo pode solicitar a placa, seja carro, moto ou caminhão. Como falamos, o primeiro passo é ver se o seu veículo se enquadra nos pré-requisitos. O segundo passo é retirar o Certificado de Originalidade. Depois dessas etapas você deve procurar o Detran do seu estado para verificar a lista de documentos necessários para dar entrada no pedido da nova placa. Se tudo estiver correto, no novo documento vai mudar de “passageiro” para “coleção”.

Sua paixão por veículos ainda não começou? A Disal Consórcio te ajuda!

Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.

Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu veículo, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.

Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.

Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.

Você escolhe o veículo de sua preferencia e o valor da sua parcela.

Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!

simule_agora_2022

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio