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Descubra a realidade por trás dos câmbios automáticos e como evitar problemas

Os carros automáticos têm conquistado o mercado brasileiro, mas ainda persistem dúvidas entre os consumidores. Será que eles possuem uma vida útil menor? Precisam de mais manutenção? E será que dispensam o uso do freio de estacionamento? Vamos falar de alguns fatos e fakes relacionados ao câmbio automático, fornecendo informações claras sobre o que é permitido e o que não é para esse tipo de transmissão.

Imagem: Divulgação | Câmbio Automático

O N é posição correta do câmbio automático em paradas, como um semáforo.

FAKE: Muitas pessoas acreditam que em paradas, como semáforos, é necessário mudar o câmbio para a posição N (Neutro). No entanto, isso é um equívoco. A grande vantagem do câmbio automático é permitir que o motorista apenas acelere e freie, mantendo as mãos no volante. Essa comodidade também se aplica aos momentos de parada. Todo o sistema do câmbio automático foi projetado para manter o veículo na posição D (Drive), mesmo quando está parado, sem causar qualquer desgaste anormal.

Na posição D, carro começa a andar apenas ao soltar o pé do freio, sem a necessidade de acelerar.

FATO: É verdade que, ao soltar o pé do freio na posição D (Drive), o carro começa a se movimentar mesmo sem tocar no acelerador. Essa característica é especialmente útil em situações de tráfego intenso, como congestionamentos, onde é possível avançar pequenas distâncias apenas aliviando a pressão no freio. Além disso, em subidas, essa funcionalidade oferece um tempo extra para o motorista acionar o acelerador antes de o veículo começar a descer. Essa conveniência proporcionada pelo câmbio automático pode facilitar a direção em diversas situações.

Um veículo automático consome mais combustível.

FAKE: É um errado acreditar que os carros com câmbio automático consomem mais combustível. Essa afirmação era válida para os modelos mais antigos, equipados com transmissões de três ou quatro marchas. No entanto, a tecnologia avançou significativamente desde então. Atualmente, os carros automáticos são muito mais eficientes, graças a melhorias no gerenciamento das trocas de marcha, realizadas de forma mais rápida e precisa. Além disso, os câmbios modernos contam com seis marchas como padrão, sendo que alguns modelos chegam a oferecer oito ou até nove marchas. Essas evoluções contribuem para um consumo de combustível mais otimizado, tornando o câmbio automático uma opção igualmente econômica em comparação com as versões manuais.

Imagem: Divulgação | Câmbio Automático

Câmbio automático tem uma durabilidade e resistência maior que o câmbio manual.

FATO: As transmissões automáticas são projetadas para serem duráveis e resistirem ao longo de toda a vida útil do veículo. Em alguns casos, nem mesmo a substituição do óleo lubrificante é necessária, graças ao uso de lubrificantes de ultrabaixa viscosidade. No entanto, é importante consultar o manual do carro para obter informações específicas sobre o veículo em questão. Por outro lado, as transmissões manuais estão sujeitas a erros de operação e exigem trocas periódicas do kit de embreagem. Portanto, ao optar pelo câmbio automático, você escolherá uma opção confiável, duradoura e com menor necessidade de manutenção em comparação com as transmissões manuais.

Não é necessário o uso do freio de estacionamento em carros automáticos.

FAKE: É um equívoco acreditar que, ao utilizar um carro com câmbio automático, não é necessário acionar o freio de estacionamento. Embora a posição P (Park) da alavanca do câmbio automático acione uma trava mecânica para evitar que as rodas de tração girem, ela não substitui o freio de estacionamento. Ignorar o uso do freio de estacionamento pode resultar em desgaste excessivo no suporte do câmbio, no próprio câmbio e até mesmo em possíveis quebras, o que pode levar a acidentes. Portanto, é essencial acionar o freio de estacionamento sempre que o veículo estiver parado, garantindo a segurança e a integridade do sistema de transmissão.

Câmbio automático trás conforto e esportividade em um só pacote.

FATO: A transmissão automática proporciona não apenas conforto, mas também uma dose extra de esportividade. Alguns carros automáticos oferecem a opção de troca manual de marchas ou a função “S” (Sport), que estica as trocas de marcha, ampliando o aproveitamento da potência e do torque do motor até seu limite de rotação. Isso resulta em uma sensação mais esportiva ao dirigir, permitindo explorar todo o potencial do veículo. Portanto, ao optar por um carro com transmissão automática, você desfrutará não apenas de conforto, mas também de uma experiência de direção mais emocionante e dinâmica.

Imagem: Divulgação | Câmbio Automático

É impossível e arriscado dar a partida “no tranco” em carros automáticos

FATO: Não é possível fazer um carro com câmbio automático pegar “no tranco”. Essa manobra de emergência, que envolve um impulso externo com o veículo engatado para girar as engrenagens do motor e permitir a partida quando a bateria está descarregada, só é viável em carros com câmbio manual. Nos carros automáticos, as mudanças de marcha são realizadas por meio da pressão do óleo, que é gerada pelo próprio funcionamento do motor. Tentar realizar essa manobra em um carro com câmbio automático pode resultar em danos graves e até mesmo em quebras no sistema de transmissão. Portanto, é fundamental evitar qualquer tentativa de partida “no tranco” em veículos automáticos, a fim de preservar a integridade do sistema e evitar problemas sérios.

É preciso reduzir as marchas manualmente, nas ultrapassagens, ou usar a posição 3 ou L.

FAKE: Não é necessário reduzir as marchas manualmente ou utilizar a posição 3 ou L. Essas opções são mais adequadas para situações de subida ou descida, a fim de manter o motor na faixa de rotação ideal. Durante as ultrapassagens, o motorista deve acionar o recurso conhecido como “kickdown”. Esse recurso envolve pisar fundo no acelerador e manter a posição, permitindo que a central eletrônica perceba a necessidade de força do motor e reduza uma ou duas marchas automaticamente. Caso o veículo possua a opção de troca manual, é fundamental possuir experiência para executar as trocas no momento correto. Além disso, outra opção é mudar o câmbio para a posição “S” (Sport), na qual as trocas subsequentes à redução serão realizadas de forma mais esportiva, prolongando as marchas. Portanto, é importante compreender as melhores práticas para cada situação, a fim de garantir uma ultrapassagem segura e eficiente.

Imagem: Divulgação | Câmbio Automático

Em um carro automático, o ideal é acelerar com o pé direito e frear com o esquerdo.

FAKE: Na realidade, a maioria dos motoristas comuns não possui a sensibilidade necessária na perna esquerda para lidar com o freio, uma vez que estão acostumados a operar a embreagem, que possui uma sensação mais pesada e um curso mais longo. Insistir nessa técnica pode levar a frenagens bruscas e aumentar o risco de acidentes. A melhor abordagem é simplesmente dar um “descanso” para o pé esquerdo e utilizar apenas o pé direito para acelerar e frear. Ao adotar essa prática comum, você garantirá uma condução mais segura e evitando qualquer confusão ou interferência entre os pedais.

É recomendado colocar o câmbio em Neutro em descidas para economizar combustível.

FAKE: Essa prática pode afetar a lubrificação dos rolamentos e engrenagens do câmbio, prejudicando seu funcionamento adequado. As transmissões automáticas modernas são projetadas com uma lógica específica para economia de combustível em situações de declive. Por meio de sensores e giroscópios, o sistema reconhece o declive e, ao colocar o acelerador em modo de repouso, mantém o motor conectado ao câmbio. Dessa forma, o motor entra em cut-off, o que significa que não há injeção de combustível, proporcionando uma economia eficiente. Portanto, não é necessário colocar o câmbio em Neutro nas descidas para economizar combustível, pois o próprio sistema da transmissão automática já é otimizado para esse fim.

Imagem: Divulgação | Câmbio automático

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