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O Citroën AMI foi confirmado para o Brasil e para outros mercados da América do Sul, conforme anunciado pelo presidente da Stellantis, empresa proprietária da Citroën, Antonio Filosa. No entanto, a data exata de lançamento não foi revelada.

Imagem: Divulgação | Citroën AMI
Imagem: Divulgação | Citroën AMI

O AMI possui um motor elétrico de 6 kW, que equivale a 8,2 cv de potência, e oferece uma autonomia de 80 km. Sua velocidade máxima é de 45 km/h. O veículo é acompanhado de um cabo de carregamento, permitindo a recarga completa em menos de quatro horas em tomadas de 110 ou 220V.

Com dimensões compactas, o AMI mede 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura. Comparado ao Fiat Mobi, é 1,16 metro mais curto no comprimento e 48 cm mais estreito na largura. O veículo possui espaço para duas pessoas e um compartimento de carga com capacidade de 70 litros. Na Europa, o AMI é classificado como um quadriciclo.

Antonio Filosa e Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën na América do Sul, fizeram o anúncio através de um vídeo divulgado, mostrando o Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG).

Preço abaixo dos R$ 100 mil

No Brasil, a Citroën lançará o Citroën AMI com um preço previsto abaixo de R$ 100 mil. A Citroën introduziu o veículo na Europa como uma opção para viagens curtas, sendo uma alternativa a scooters, bicicletas e patinetes. O preço sugerido na Europa é de aproximadamente € 6 mil, o que equivale a pouco mais de R$ 30 mil na conversão direta, sem considerar impostos.

Na Europa, o AMI também pode ser alugado e integrar serviços de compartilhamento. A opção de aluguel de longo prazo oferecida pela Citroën requer um sinal de € 2.644, aproximadamente R$ 14 mil, com uma mensalidade inicial a partir de € 20, o que equivale a cerca de R$ 100.

As vendas do Citroën AMI no Brasil estão programadas para começar ainda neste ano, e espera-se que o preço seja mais acessível, abaixo de R$ 100 mil.

Imagem: Divulgação | Citroën AMI
Imagem: Divulgação | Citroën AMI

Não precisa de CNH?

Na Europa, motoristas a partir dos 16 anos podem dirigir o Citroën Ami sem a necessidade de carteira de habilitação. Por outro lado, na França, essa idade é ainda menor, com jovens de 14 anos autorizados a conduzir esse tipo de veículo. No entanto, no Brasil, o Ami não poderá circular em vias públicas, uma vez que não possui airbags e não atende aos requisitos de segurança necessários para isso. Em suma, seu uso será restrito a áreas confinadas, como condomínios, centros de distribuição e shoppings.

O design do Ami é peculiar, apresentando um aspecto futurista. Suas portas são assimétricas, abrindo em direções opostas, e tanto a parte dianteira quanto a traseira têm aparência similar, o que torna difícil determinar a orientação do veículo. A Citroën oferecerá opções de personalização para os compradores do modelo, possibilitando a customização de acordo com as preferências individuais.

Imagem: Divulgação | Citroën AMI
Imagem: Divulgação | Citroën AMI

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