Disal Consórcio

Menu

Dois termos que frequentemente confundem investidores e consumidores são taxa de administração vs. juros. Entender a diferença entre esses dois conceitos é essencial para quem busca tomar decisões financeiras mais informadas e eficazes.

A taxa de administração vs. juros, embora ambos representem custos, desempenham papéis diferentes em investimentos e financiamentos, impactando de maneiras distintas suas finanças pessoais e empresariais.

O que é a Taxa de Administração?

No mundo do consórcio, a taxa de administração é a remuneração da administradora por todos os serviços prestados na gestão dos grupos de consórcio – formação, organização e administração.

A proposta de participação já fixa a taxa de administração em um percentual atrelado ao valor do bem ou crédito escolhido. Permitindo dessa forma que o cliente tenha conhecimento desde o início.

Isso significa que, apesar do consórcio não possuir a liberação imediata do valor ou bem, o percentual da taxa de administração não mudará ao longo do contrato. Desde a contratação, ela será a mesma até o final, permitindo que você se organize financeiramente e não tenha surpresas.

Além do consórcio, a taxa de administração é bastante comum em diversos produtos financeiros, como fundos de investimento e planos de previdência privada, com a mesma característica de cobrir os custos de gestão e administração dos produtos, mas cada um possuindo suas particularidades de cobrança e impactos.

E afinal, o que são os Juros?

Os juros, por outro lado, representam o custo do dinheiro emprestado. Quando você contrata um empréstimo ou financiamento, os juros são a remuneração que o credor recebe pelo valor emprestado. Esse custo é essencialmente o preço que você paga para usar o dinheiro que não é seu. Permitindo assim a realização de objetivos financeiros imediatos, como a compra de um carro, uma casa ou o financiamento de um negócio.

Os juros são calculados com base em três principais componentes:

– O valor principal emprestado,
– A taxa de juros acordada e
– A duração do empréstimo.

O valor principal representa o montante inicial emprestado, e a taxa de juros indica o percentual aplicado sobre esse valor para calcular o custo do empréstimo ao longo do tempo. A duração do empréstimo define por quanto tempo você pagará esses juros, impactando diretamente o montante total que você devolverá.

Além disso, os juros podem ser fixos ou variáveis, mas dependerá das condições do mercado e do acordo realizado entre as partes.

Agora que você sabe a diferença entre taxa de administração e juros, é possível realizar seus sonhos de uma forma mais consciente e optar pela opção que melhor se enquadra na sua realidade..

Leitura recomendada: Dicas para Organizar Seu Orçamento Pessoal e Familiar

QUEM FAZ, CONQUISTA.

Conquiste seu carro 0Km ou Seminovo com o Consórcio.

Simular Consórcio