Diferença Entre Fraude e Golpe. Na era digital atual, é fundamental diferenciar fraude de golpe, para proteger sua segurança pessoal e financeira. Este artigo vai esclarecer esses termos, que muitas vezes são usados de maneiras iguais, destacando as principais características e métodos empregados por criminosos.
Vamos também oferecer dicas práticas para você se prevenir contra essas ameaças. Portanto, acompanhe para descobrir como reconhecer e evitar fraudes e golpes, mantendo-se seguro online.
Esclarecendo fraude e golpe
Fraude acontece quando alguém rouba informações pessoais sem permissão, com o objetivo de tirar vantagem disso. Normalmente os fraudadores desejam pegar dados como números de cartão de crédito ou senhas para cometer crimes. Golpes, por outro lado, ocorrem quando alguém entrega suas informações voluntariamente. No entanto, foi enganado por alguém que parecia confiável ou que fez promessas tentadoras.
Ambos são perigosos e ficam mais espertos com o tempo. Pois, a cada dia, os criminosos usam novas tecnologias para fazer seus esquemas parecerem reais e para tentar passar despercebidos. Já que, eles podem usar vírus, tentativas de phishing (onde tentam te enganar para pegar suas informações) ou outras táticas para conseguir o que querem.
Exemplos comuns de fraudes e golpes
Propaganda enganosa
Nessa abordagem, consumidores são enganados com promessas falsas, levando-os a acreditar em benefícios ou produtos inexistentes.
Golpes Via WhatsApp
– Número Falso: Oportunista se passa por conhecido usando fotos de redes sociais para pedir ajuda financeira.
– Auxílio Falso: Impostores fingem ser representantes oficiais e pedem preenchimento de cadastros para supostos direitos ou prêmios.
– Phishing: Mensagens alarmantes ou atrativas são enviadas para fazer a vítima clicar em links maliciosos ou fornecer dados.
– Clonagem de Número: Criminosos pedem códigos enviados via SMS ou e-mail para acessar e clonar o WhatsApp da vítima.
Boleto falso
Vítimas recebem boletos com códigos de barras alterados. Pois, geralmente são por meios digitais como e-mail ou mensagens, levando ao pagamento direto ao fraudador.
Roubos de dados em sites falsos
Sites fraudulentos imitam estabelecimentos legítimos com ofertas irresistíveis ou mensagens urgentes para coletar dados e pagamentos.
Roubo de Dados Via Vírus
Links ou anexos infectados em e-mails levam à instalação de malware que dá ao criminoso controle sobre o dispositivo da vítima.
Dicas de prevenção
– Confirme sempre as informações de boletos e remetentes antes de pagar.
– Questione a origem de links recebidos de terceiros.
– Evite fornecer dados pessoais em sites ou aplicativos desconhecidos.
– Desconfie de ofertas muito boas para ser verdade.
– Verifique o remetente de e-mails e a autenticidade de sites.
– Use redes seguras e mantenha dispositivos protegidos com antivírus.
– Cadastre chaves PIX apenas em canais oficiais dos bancos.
– Em caso de dúvida, sempre busque canais oficiais para esclarecimentos.
Disal
A Disal Consórcio reforça que não autoriza que seus vendedores e parceiros recebam valores em espécie, transferências ou depósitos bancários. Para garantir sua segurança, se houver alguma dúvida, sempre entre em contato conosco pelos nossos canais oficiais.
Você pode nos encontrar no nosso site, pela central de relacionamento ou no WhatsApp. Pois, informar-se corretamente é a maneira mais eficaz de prevenir fraudes. Ajude-nos a espalhar essa mensagem e permaneça seguro! Lembre-se, ao manter essa prática, você ajuda a proteger não só a si mesmo, mas também a comunidade como um todo.
Leitura recomendada: Consórcio Digital da Disal Consórcio