O preço do combustível é uma preocupação para qualquer motorista. O próprio carro flex surgiu desta demanda, com objetivo de oferecer uma nova opção de economia na hora de abastecer. Mas o etanol não tem a mesma potência da gasolina, sendo assim, como saber quando vale a pena abastecer com álcool ou com gasolina?
Em média, o carro rende 70% com álcool do que renderia com gasolina. Ou seja: o mesmo carro que rende, na teoria, 10km/l com gasolina vai andar 7 km com 1 litro de álcool. Então é hora de lembrar das aulas de matemática e fazer as contas!
Leia mais:
– Escolha certa: os carros mais econômicos, segundo o Inmetro
– Seminovo: custo-benefício que atrai mais consorciados
Temos uma fórmula básica para ajudar: divida, na calculadora do celular mesmo, antes de abastecer, o preço do litro do álcool pelo preço do litro da gasolina. Se o valor foi maior que 0,7, compensa abastecer com gasolina. Agora, se ele for menor que 0,7, abasteça com álcool.
E se você quiser ser mais preciso ainda, pode calcular o consumo real do seu carro com cada combustível. Como dissemos, 70% é um valor médio, mas que pode variar em alguns veículos. Então é só encher o tanque e rodar para medir o gasto.
Mas aí é preciso ser justo na comparação: abasteça no mesmo posto, interrompa o abastecimento no primeiro clique da bomba e não deixe de fazer um percurso o mais parecido possível, dentro da sua rotina e sem muitos trechos de estrada ou subidas acima da média.
Se mesmo calculando a forma mais vantajosa de abastecer os gastos com combustível continuem acima do seu orçamento, talvez seja hora de trocar por carro mais econômico. Nessa troca planejada, a Disal Consórcio pode ajudar!
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.