Em apenas 4 meses o número de eletropostos cresceu uma média de 50%.
O número de estações públicas e semipúblicas para a recarga cresceu 50% entre Março e Julho de 2021. O salto foi de 500 para 754 eletropostos apenas nesse período, mostrou levantamento da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O que já é realidade em muitos países, os veículos elétricos também estão ganhando espaço no mercado brasileiro. No primeiro semestre deste ano, foram emplacados 13.889 veículos movidos a eletricidade ou híbridos, segundo dados da própria ABEV. O número representa crescimento de 84%, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os públicos são aqueles instalados em parques, praças e ruas. Já os semipúblicos estão disponíveis em aeroportos, estacionamentos privados, postos de combustíveis, shoppings, supermercados, entre outros estabelecimentos privados com acesso ao público em geral. A ABEV não considerou os pontos de recarga instalados em condomínios, concessionárias e residências.
Através da pesquisa disponibilizada pela entidade, ainda foi possível verificar que, há sete tipos diferentes categorias de eletropostos no Brasil. Os padrões que estabelecem a compatibilidade dos plugues de acordo com o modelo do veículo são os seguintes: padrão Tipo 1; padrão Tipo 2; padrão CHAdeMO; padrão CCS 2; padrões Tipo 1 e Tipo 2 (postos com ambas as opções); padrões Tipo 2/CHAdeMo/CCS 2 (postos com as três opções); padrão Tesla.
A maior parte desses pontos possuem equipamentos de até 7,4 kW, por causa da infraestrutura elétrica dos imóveis. Mas tem crescido o número de estações de 11 kW e 22 kW, por causa do emplacamento de mais veículos que operam essas cargas em corrente alternada.
Quanto à potência, os equipamentos unicamente CCS2 operam com 24 kW e os que operam com plugues AC e DC em sua maioria são de 50 kW.
A EDP (empresa que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico) já começou a instalar equipamentos de 150 kW, no projeto Plug&GO.
Projeto esse de P&D da Aneel desenvolvido pela EDP junto ao GESEL e que conta com a parceria das fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche. Objetivo de formar a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul. Ligando a cidade de São Paulo a importantes cidades do interior paulista e capitais vizinhas do estado.
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.