O cuidado com os pneus é de extrema importância para o bom funcionamento do veículo, influenciando diretamente no conforto e segurança dos passageiros.
Não existe uma data certa de validade para os pneus, mas duram em média 5 anos. Muito da vida útil depende da manutenção e do cuidado que o motorista deve ter com eles. Medidas simples podem contribuir bastante para a longevidade dos pneus, por isso separamos algumas para você.
Verifique a calibragem com frequência
O principal cuidado que o motorista deve tomar é com a calibragem certa, quando o pneu está descalibrado, ocorrem desgastes irregulares na parte central ou nas bordas. Esse fato diminui até 25% da durabilidade do pneu. Outra dica importante: sempre calibre quando eles estiverem frios, percorra, no máximo 1 quilômetro até o posto.
Faça o rodízio dos pneus
Esse é um tema bastante polêmico, e alguns profissionais dizem não ser necessário. Em média, essa ação tem de ser realizada entre 5 e 10 mil quilômetros rodados. Para veículos com tração dianteira, basta substituir os pneus da frente pelos traseiros, colocando-os do mesmo lado. Porém, quando a tração for traseira ou o veículo for 4×4, deve ser feito o que costumamos chamar de “revezamento em X”. O processo é basicamente o mesmo, mas o lado dos pneus é alterado.
Não altere as medidas de rodas e pneus
É fundamental manter as especificações de fábrica, já que o veículo foi projetado e testado para obter o máximo desempenho sob aquelas condições. Sabemos que a primeira coisa que se muda em um tuning, são as rodas e os pneus. Embora sua esteticamente fique mais agradável, isso pode aumentar o desgaste dos pneus.
Cuide bem da manutenção
Os pneus também sofrem as consequências de possíveis anormalidades do veículo. Problemas na suspensão e em componentes como amortecedores podem reduzir a vida útil do seu pneu. Alinhamento e balanceamento também devem ser feitos no período indicado pela montadora para evitar desgastes irregulares e desiguais nos pneus.
Respeite a capacidade de carga
Você sabe qual é a capacidade de peso que os pneus aguentam? Muitas pessoas ignoram esse detalhe importante e acabam colocando a própria vida em risco. Na identificação do pneu, existe um número que vai de 70 a 100. Ele é responsável por mostrar a capacidade individual que cada componente pode suportar. Por exemplo, modelos que com inscrição 70 são indicados para veículos com até 800 kg. Fique atento a esses detalhes.
Dirija com cautela
A maneira de condução do veículo pode acarretar um maior desgaste nos pneus. Andar em ruas esburacadas e freadas bruscas constantes também são responsáveis por danificar os pneus, prejudicando sua vida útil e diminuindo a segurança.
Manter o seu veículo revisado, a calibragem ideal de acordo com o carro e dirigir de maneira prudente contribuem para aumentar a vida útil dos pneus. Assim, você economiza dinheiro e aumenta o período entre uma troca e outra.
Ainda sem o seu veículo? A Disal Consórcio te ajuda!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu veículo, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe o veículo de sua preferencia e o valor da sua parcela.
Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!