O combustível virou um assunto que merece atenção, pois o seu preço só aumenta. Mas você já parou para pensar qual o seu gasto mensal?
É fato que o consumo de combustível sempre foi uma grande preocupação dos motoristas. Apesar de saber que alguns veículos são projetados para proporcionar economia no consumo, engana-se quem pensa que o modelo do carro é o único fator que influencia.
No mercado existem alguns carros que vêm com um marcador de consumo e autonomia, seja no computador de bordo ou no próprio painel. Mas se seu automóvel não possui essa tecnologia, o cálculo é bem simples.
Não é necessário ser um expert em matemática para calcular o seu consumo. Por isso, preparamos algumas dicas para você!
O que influencia no consumo?
1 – muita aceleração ao arrancar com o veículo;
2 – passagem incorreta das marchas;
3 – rodar com os pneus descalibrados;
4 – colocar o ar-condicionado no máximo e sem necessidade;
5 – conduzir o veículo com vidros abertos em alta velocidade;
6 – abastecer o carro com combustíveis ruins ou então misturá-los;
7 – deixar o veículo desalinhado;
8 – carregar excesso de carga deixa o veículo mais pesado e gera maior esforço;
9 – colocar ponto morto;
10 – não levar o carro para fazer as revisões.
Como calcular o consumo de combustível?
É bem simples, basta dividir a quilometragem rodada pela litragem de combustível consumida. No entanto, para garantir a precisão do resultado, você deve fazê-lo do zero, iniciando pelo próximo abastecimento:
1 – encha o tanque e anote o volume abastecido;
2 – marque a quilometragem na hora do abastecimento;
3 – ande com o carro normalmente, até que o tanque se esgote;
4 – quando voltar a abastecer, anote a nova quilometragem.
Feito isso você deve pegar os números anotados e realizar o seguinte cálculo: dividir a quilometragem andada pela litragem abastecida.
Lembre-se de que é fundamental fazer o cálculo para estrada e cidade, pois na estrada o percurso acaba fluindo melhor. Afinal, não é preciso parar tanto com o veículo, o que leva a um menor gasto de combustível.
Como economizar?
Com a alta do preço dos combustíveis em todo o país, tomar algumas atitudes que possam ajudar a economizar é importante. Além de checar se os pneus estão calibrados, o alinhamento está correto, evitar o ar condicionado se não houver necessidade e ter um direção mais consciente, é preciso verificar se você está usando o combustível ideal.
Portanto, divida o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7 (que corresponde a um valor 70% menor), o melhor é o álcool. Se for maior, a gasolina será mais vantajosa.
Então, para não ficar na mão, faça os cálculos de quantos quilômetros fará em seus percursos e viagens. Abasteça a quantidade de combustível necessária!
Faça sua simulação
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui!
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.