Os avanços tecnológicos vêm permitindo que cada vez mais modelos tenham configurações que facilitam e melhoram sua experiência.
Normalmente essas inovações chegam primeiro em modelos de luxo. Com a popularização e, principalmente, a diminuição de preço na sua produção, os modelos populares também recebem a tecnologia.
Isso aconteceu com tecnologias como o câmbio automático e, o assunto de hoje, a direção elétrica.
A direção elétrica é um conjunto mecânico que permite a condução do veículo de maneira mais leve através do volante. Tornando possível fazer curvas e manobras de maneira mais fácil, sem a necessidade de fazer aquela forcinha no volante. Garantindo mais precisão ao motorista. Tornando o ato de estacionar mais rápido e prático e facilitando manobras para lidar com alguns obstáculos e curvas.
Como funciona a direção elétrica?
Para quem está atrás do volante, um modelo com direção elétrica é muito mais confortável. Afinal, não é preciso muita força para realizar qualquer tipo de curva ou mesmo para qualquer manobra em seu veículo.
A direção elétrica funciona através de um sistema interno, onde um sensor óptico capta o movimento do volante. Esses dados são enviados à central eletrônica do sistema, que realiza a leitura da velocidade, ângulo e sentido do volante.
O sistema também faz a leitura da temperatura do motor, já que o torque pode variar de acordo com esse tipo de informação. A eficiência do sistema em compreender seu senso de direção é de 100% caso a temperatura for menor que 60°C. Se a temperatura subir muito, sua eficiência tende a ser menor.
O sistema da direção elétrica opera em modo de stand-by, quando estiver dirigindo em linha reta, reduzindo seu consumo de energia. Quando realizar alguma curva ou qualquer tipo de manobra, o sistema de direção elétrica é acionado rapidamente, sempre em busca da melhor precisão.
Vale lembrar que a direção elétrica não é conectada ao motor do seu veículo.
Qual a diferença entre direção elétrica e direção hidráulica?
Existem algumas diferenças entre as direções elétrica e hidráulica, embora os dois tipos de direção tenham sido criados com o objetivo de facilitar a vida do condutor.
A direção hidráulica, utiliza uma bomba de óleo ligada ao propulsor, já a direção elétrica vem com um motor integrado à caixa de direção. Como explicamos anteriormente, o sistema funciona por meio de sensores, sua rotação é monitorada e enviada a ele, no qual é responsável por transmitir esse movimento às rodas.
O grande diferencial da direção elétrica, se comparado principalmente a direção hidráulica, é o fato de não consumir recursos do motor. Em alguns modelos, isso pode resultar em uma economia de até 5% no consumo de combustível.
Principais vantagens da direção elétrica
Mais leveza nas manobras
Comparada aos modelos hidráulicos, a direção elétrica é bem mais leve e precisa. Essa precisão é sentida principalmente quando o veículo está em alta velocidade, o sistema passa a sensação de tê-lo sob controle.
A resposta da direção elétrica também tende a ser mais rápida, aumentando ainda mais a sensação de controle. Outro ponto importante é que, por não estra ligado ao motor, caso o propulsor não esteja em perfeitas condições, isso não altera a leveza do volante, diferentemente da versão hidráulica.
Mais segurança ao dirigir
Com uma precisão maior de comando, o condutor tem mais confiança e segurança ao dirigir um veículo com direção elétrica, aumentando sua confiança e melhorando sua performance e eficiência durante o trajeto.
Veículo mais leve
Outro ponto está relacionado ao peso do conjunto, que é mais leve quando comparado ao sistema hidráulico. O peso do veículo influencia diretamente no consumo de combustível, já que é necessário, mais força para movimentar mais peso.
Nenhum risco de vazamento
Motoristas que já tiveram um veículo com sistema hidráulico sabe o problemão que pode acontecer por causa de vazamentos. Por não possuir nenhum fluido em seu sistema, a direção elétrica ganha mais uma vantagem em relação à sua concorrente.
Conquiste seu carro com o consórcio!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe o valor da carta de crédito para a compra do seu bem de desejo.
Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!