Colocamos frente a frente um dos novatos no mercado automotivo nacional, comparado com um dos líderes na categoria de SUV.
Um dos segmentos que mais cresceu esse ano são os da categoria de modelos SUVs, principalmente os médios!
O Jeep Compass passou por modificações e mudanças em termos de equipamentos e tivemos novos lançamentos como o do Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross.
Liderando o mercado de SUVs médios desde seu lançamento, o Jeep Compass passou pela sua primeira reestilização e, se por fora não é algo perceptível, foi em todo o resto.
O Toyota Corolla Cross é o modelo que chegou com a expectativa de ser o líder da marca, superando o sedan de sucesso.
Fizemos um pequeno comparativo entre o líder da Jeep e o novato da Toyota, para você conseguir decidir qual deles é superior!
Design
Quando se trata de design o gosto individual de cada um é levado em consideração. Mas, para conseguirmos comparar os dois modelos, é necessário tomar uma posição.
O Toyota Corolla Cross, mesmo sem ter esportividade na aparência, tem um visual bem agressivo em sua dianteira, com grade enorme, faróis mais estreitos e compridos. Sua lateral passa um pouco despercebida, enquanto a traseira tem linhas bem marcantes com as lanternas compridas.
Já o Compass em 2021 passou pela sua primeira reestilização após 5 anos de mercado, porém em questões visuais, apostou em tímidas mudanças. Deu um pouco mais de sofisticação para as linhas, sem renunciar à sua proposta inicial, um visual aventureiro.
Equipamentos
Os dois SUV são bem equipados. Ambos trazem controles de tração e estabilidade, controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, leitor de faixa com correção no volante, alerta de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado.
Apresentam também câmera de ré, assistente de partida em rampa e faróis de LEDs com ajuste de altura. Além disso, nos dois SUVs, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado com duas zonas e saída traseira e banco com sistema de fixação Isofix para cadeirinhas.
No número de airbags isso se repete, são sete nos dois modelos. O teto solar do Toyota é convencional, enquanto no Jeep é do tipo panorâmico, que oferece mais luminosidade e ventilação quando aberto.
Com relação ao central multimídia, o Compass tem 10″ e alta resolução, além de ser sensível ao toque, enquanto a do Corolla Cross vem com tela de 8″ também sensível ao toque, mas com resposta mais lenta e sem definição de imagem, além de ter botões físicos. Ambos têm integração com Android Auto e Apple CarPlay, no caso do Jeep com ou sem fio.
O modelo da Jeep acaba trazendo algumas exclusividades: monitor de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, detector de fadiga, assistente de estacionamento, abertura elétrica do porta-malas e painel totalmente virtual, navegador GPS integrado, carregador de celular por indução no Jeep, aletas atrás do volante para troca de marcha.
O Compass ainda oferece leitor de placas, internet 4G a bordo para até oito dispositivos e o sistema de concierge e rastreamento do veículo, que faz chamadas de emergência automaticamente em caso de acidente, além de permitir por meio de um app fazer a partida remota e estipular uma série de limites para o carro, como velocidade, trajeto e horário de circulação.
Desempenho
Ambos os modelos se saem melhor em ambientes diferentes. Temos um que aposta em um motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf, com câmbio automático de seis marchas. Contra um conjunto híbrido, 1.8 flex e dois elétricos que combinados entregam 122 cv e 14,5 e 16,6 mkgf, com câmbio automático CVT transeixo.
Melhor conjunto da Jeep, com retomadas e ultrapassagens vigorosas, especialmente se usando o motor sport. Na cidade, como o motor turbo já entrega o torque abaixo de 2 mil rpm, ele se comporta bem, ainda que os números de consumo não sejam exorbitantes como do Corolla Cross.
Já o modelo da Toyota, dá um show no ambiente urbano, onde o conjunto híbrido é mais eficiente. Usando menos do motor a combustão para mover o carro e mais como gerador para as baterias do motor elétrico.
Com um motor a combustão aspirado e câmbio CVT, compromete a entrega do Toyota. Pode pisar e mesmo acionando o Power mode, as respostas são lentas em retomadas e acelerações.
Valor de mercado
Nas versões de entrada, os dois podem custar exatamente a mesma coisa: R$ 149.990. Porém, a maioria dos consumidores quer a versão intermediária. Nesse caso, o Jeep é R$ 5.000 mais caro do que o Toyota.
Com preço de aproximadamente R$ 187.990, o Compass é R$ 3.500 mais caro que seu novo concorrentes. O Corolla Cross, pode chegar no valor de R$ 184.490 na versão top de linha.
Descrição Jeep x Toyota (Compass S e Corolla Cross XRX)
Quem ganha essa disputa?
Sem dúvidas, essa é uma batalha muito acirrada para os dois modelos dessa categoria! Ambos possuem praticamente as mesmas características e os que diferem é a intenção de compra do motorista.
Um modelo é mais específico para quem quer transitar no urbano. Já o outro, para quem está atrás de um carro com desempenho forte.
A única certeza é que independente do modelo que você optar, será uma grande escolha!
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