Conheça a história inspiradora de Maria Teresa Filippis, a pioneira e primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1.
Antes de mais nada, é preciso conhecer a história inspiradora de Maria Teresa Filippis. Nascida em Nápoles, em 1926, ela quebrou barreiras ao se tornar a primeira mulher a pilotar um carro de Fórmula 1. Aos 22 anos, desafiou os padrões da época e entrou no mundo automobilístico após vencer uma aposta com seus irmãos.
Em 1958, fez sua estreia na Fórmula 1 pela equipe Maserati, participando de cinco Grandes Prêmios. Notabilizou-se em sua segunda corrida na Bélgica, saindo da 15ª posição e chegando em 10º lugar. No entanto, nem tudo foram vitórias, já que, no Grande Prêmio da França do mesmo ano, foi proibida de competir por ser mulher, sendo alvo de comentários machistas por parte do diretor de provas.
A disputa por prazer
Seja como for, Maria Teresa Filippis corria por puro prazer, e suas relações com outros pilotos eram mais cordiais e amigáveis em comparação com o ambiente atual da Fórmula 1, dominado por interesses capitalistas e patrocinadores.
“Eu corria apenas por prazer. Naquela época, em cada dez pilotos nove eram meus amigos. Havia, digamos, um ambiente familiar. Saímos à noite, ouvíamos música e dançávamos. Era totalmente diferente do que os pilotos hoje fazem, em que se tornaram máquinas, robôs e estão dependentes dos patrocinadores. Agora não há amigos na Fórmula 1.”
Filippis, Maria Teresa
O final de sua carreira
Sua carreira durou pouco tempo, e em 1959, ela deixou as pistas, casou-se e teve uma filha.
Após sua carreira nas pistas, Maria Teresa Filippis manteve-se envolvida com o automobilismo. Tornou-se vice-presidente do International Club of Former F1 Grand Prix Drivers e presidente do clube de Maserati. Faleceu em 2016, deixando um importante legado.
O Legado de Maria Teresa Filippis
Seu exemplo foi fundamental para mostrar que não há limitações de gênero no automobilismo, inspirando mulheres a desafiarem os estereótipos e buscarem seus sonhos nesse campo historicamente masculino. Sua participação pioneira abriu caminho para a discussão sobre a igualdade de gênero e continua sendo uma lembrança importante do potencial das mulheres em qualquer área, inclusive no automobilismo. Em suma, a história de Maria Teresa Filippis prova que é possível ocupar espaços com dignidade, talento e respeito, e que as mulheres têm o mérito e a capacidade para se destacarem em todas as áreas que desejarem.
Conquiste o seu carro próprio!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil. Nossa Rede Autorizada formada por mais de 500 pontos de vendas. Confira o parceiro autorizado mais proximo de você aqui!
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu veículo com praticidade e segurança. Em conclusão você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta realizar uma simulação clicando aqui. Em seguida, um de nossos representantes entrará em contato para dar continuidade ao seu atendimento personalizado.
Acima de tudo, você tem total liberdade para escolher o valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas para a compra do bem desejado.
Portanto não perca tempo e comece agora mesmo a planejar sua conquista!