O conceito Opel Manta une a propulsão elétrica aos visuais robustos dos clássicos do passado.
Sim, sabemos que o Opel Manta GSe se parece muito com um Chevrolet Opala. O veículo que vamos mostrar por aqui é um parente distante do Opala, um primo que vive na Alemanha. Mas vamos ao que interessa, o Opel Manta é um conceito elétrico criado especialmente para os mais saudosistas. Seu nome é uma homenagem direta ao Manta original, modelo da Opel lançado na Europa entre 1970 e 1988.
As linhas do modelo elétrico são claramente inspiradas no clássico alemão dos anos 70, mas claro, com traços atuais. A proposta da montadora não é relançar o modelo, apesar da Opel estar preparando serviços a clientes interessados em modernizar seus modelos antigos.
Visual do Opel Manta GSe
Começando pelo exterior, suas cores são fortes, amarela e preta, combinação de cores muito apreciada por customizadores. Os para-choques cromados foram substituídos por uma espécie de evolução digital. O mesmo aconteceu com sua charmosa grade original, vale lembrar que os modelos elétricos dispensam a grade, assim como o radiador.
Os amados faróis redondos também foram substituídos por linhas de led, modelos já utilizadas pelo SUV elétrico Opel Mokka-e, que proporcionam mais luz e ocupam menos espaço. No espaço que seria a grade dianteira, foi adicionado uma tela digital, pode exibir o símbolo da Opel (relâmpago) quanto mostrar frases como “o meu coração alemão foi eletrificado” ou “estou numa missão com zero emissões”, além de mostrar o nome do carro. Já na traseira, um par de lanternas circulares de cada lado foi adicionado, exatamente como no Opala 1970.
Interior do Opel Manta GSe
No seu interior é possível perceber logo de cara uma combinação de elementos do passado e do presente. O modelo recebeu os bancos do Opel Adam S, com bom apoio lateral e encostos de cabeça. Por outro lado, seu volante de três raios lembra bastante a modelos lançados na mesma época do Manta original.
As cores escuras combinam com seu visual esportivo. Seu painel digital, é o mesmo encontrado no Mokka-e, mas a impressão de passa é que se os mostradores fossem analógicos teria muito mais charme, em vez das telas digitais de 12” e 10”.
O Opel Manta A 1974 alcançava 105cv. Sua versão elétrica do século 21, supera facilmente seu motor 1.6 de quatro cilindros com um motor elétrico de 147cv. Alimentado com uma bateria de apenas 31kWh localizada próxima ao porta-malas.
Sua autonomia é de apenas 200km. Sua recarga tem duração de quatro horas, com seu carregador de bordo é de 9kW. A vantagem de sua bateria ser pequena é o baixo peso. O Opel Manta GSe pesa apenas 1.137kg, considerado pouco para um elétrico.
Elétrico com câmbio manual?
O elétrico tenta ao máximo se aproximar da sensação de dirigir um veículo dos anos 70. Totalmente contrário do que conhecemos hoje de modelos elétricos, o Opel Manta GSe possui um câmbio manual, e também pedal de embreagem. Para que as marchas pudessem ser engrenadas, a montadora utilizou um adaptador especial e um eixo de transmissão mais longo, deixando o motor dianteiro compatível com a tração traseira.
Caso o motorista não gostar dessa nostalgia, é possível deixar a alavanca em terceira ou quarta e dirigir como um elétrico normal.
Seu torque é de 26kgfm, superando os 11,7kgfm do Manta original, tornando seus arranques ágeis. O esportivo atinge a incrível marca de 8,9s de 0 a 100km/h, outra marca superada, o original precisava de 15s. O troco vem na velocidade máxima, 160km/h do original contra 150km/h do elétrico.
Produção do Opel Manta GSe
Apesar de sua beleza nostálgica, a Opel não planeja produzir o Opel Manta GSe em série. A Stellantis, investidora da Opel, não tem em mente financiar a produção de um carro de duas portas, com baixa autonomia e sem ar-condicionado.
Mas a montadora pretende oferecer seus serviços a clientes interessados em clássicos, a um custo em torno de 30.000 euros, cerca de R$150.000.
Ficha Técnica do Opel Manta GSe
Motor: elétrico, dianteiro, 147cv, 26kgfm;
Baterias: íons de lítio, 31kWh com recarga de 4hs (9 kW);
Câmbio: manual 9m;
Direção: elétrica;
Suspensão: McPherson, barra Panhard (diant.), eixo rígido (tras.);
Freios: disco rígido (diant.), tambor (tras.);
Pneus: 195/40 R17 (diant.), 205/40 R17 (tras.);
Desempenho: 0 a 100 km/h 8,9 s; velocidade máxima de 150 km/h; autonomia 200 km.
Dimensões do Opel Manta GSe
Comprimento: 429cm;
Largura: 163cm;
Altura: 135cm;
Entre-eixos: 243cm;
Peso: 1.137 kg;
Porta-malas: n/d.
Sua paixão por veículos ainda não começou? A Disal Consórcio te ajuda!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.
Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!