Muitas pessoas ainda tem essa dúvida sobre o juros do Sistema de Consórcio!
O consórcio é usado para a compra de bens como o carro. Muito se questiona sobre o juros, e essa é a vantagem, pois não existe juros e nem entrada. Ao contrário de outros créditos, que apresentam taxas bem elevadas.
É comum terem dúvidas sobre a falta de cobrança de juros no consórcio, porém ela é real. Apenas é cobrada uma taxa administrativa, com valor bem menor em relação aos acréscimos do mercado.
Como funciona o consórcio de automóveis?
Se você deseja comprar um carro, mas não quer pagar altas taxas de juros, o melhor é a contratação de um consórcio. Essa modalidade funciona a partir de um autofinanciamento. São formados grupos de pessoas físicas ou jurídicas, que pagam mensalmente determinado valor para, a cada contemplação, algum dos consorciados podem adquirir o bem desejado.
Na prática, isso significa que todo mês (durante o período estabelecido no contrato) os consorciados pagam uma parcela mensal.
A contemplação pode acontecer por sorteio e todos participam. Também é possível dar um lance correspondente a um valor percentual do bem, ou seja, na verdade seria uma antecipação de parcelas para ter prioridade e acelerar a compra. Todos os consorciados que estejam nas assembleias mensais podem participar. Vence quem der o maior lance.
Por que o consórcio não tem juros?
De acordo com o Banco Central do Brasil, instituição responsável pela regulamentação e fiscalização dos consórcios, não existe empréstimo bancário envolvido no processo, uma vez que o dinheiro vem das contribuições de todos os consorciados. Ou seja, é um processo de autofinanciamento. Portanto, como o dinheiro vem do próprio grupo de integrantes, não há cobrança de juros.
Quais são as taxas presentes no consórcio?
As administradoras de consórcio precisam obedecer ao que o Banco Central estabelece e estão sujeitas à fiscalização. Todo o processo administrativo e de gestão do grupo, inclui custos para a empresa administradora, então, para cobrir tais custos, elas são autorizadas a cobrar uma taxa de administração.
Além da taxa administrativa, pode haver a cobrança de contribuição para um fundo de reserva. Garantindo a saúde do grupo, em caso de inadimplência ou outras situações. Depois que todos forem contemplados e o grupo for encerrado, eventuais valores do fundo são devolvidos proporcionalmente aos participantes.
Outro acréscimo que poderá incidir sobre a prestação mensal é referente aos seguros contratados pelas administradoras. Normalmente é uma garantia para ele próprio e para seus herdeiros, em caso de algum sinistro.
Como é definida a taxa de administração?
É justo que as administradoras sejam remuneradas pelos serviços prestados. A taxa de administração não deve ser confundida com os juros que são cobrados pelos bancos ao emprestar recursos.
As empresas administradoras podem determinar seus próprios percentuais para a cobrança da taxa de administração, sempre fixados de acordo com o valor do bem ou do serviço. Por isso, há variação entre as taxas cobradas. Normalmente, os percentuais sendo diluídos nas parcelas mensais.
O Banco Central autoriza a cobrança antecipada de valor referente à taxa de administração para a cobertura das despesas iniciais com venda de cotas, formação do grupo e remuneração dos vendedores de consórcio.
Como funciona o reajuste das parcelas?
Durante o período do consórcio, certamente o preço do bem sofrerá reajustes. Por isso, o valor da carta de crédito também precisará ser atualizado, para que todos os consorciados tenham poder de compra. Dessa forma quando as devem ser reajustadas. Acontece sempre que o valor do bem for alterado pela montadora.
O consorciado precisa entender, as parcelas mensais continuarão sendo atualizadas mesmo depois que tiver sido contemplado e recebido sua carta de crédito. Isso acontece porque é preciso garantir os recursos para que todos os outros consorciados recebam o crédito sempre atualizado.
Você conhece a Disal Consórcio?
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu carro ou moto, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe se prefere carro ou moto e o valor da sua parcela, ou seja, você decide tudo.
Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!