Sistemas de câmbio automático, CVT, automatizado ou manual. Saiba como eles funcionam e qual o melhor.
Nos dias atuais os câmbios automáticos dominam o mercado, poucos modelos são anunciados com transmissão manual. Apesar desse domínio, é possível dizer que um é melhor que o outro? Para responder essa questão, precisamos entender como eles funcionam.
Quais os sistemas de câmbio oferecidos no mercado automotivo?
Câmbio manual
O sistema de câmbio que dominou o mercado nacional por muitos anos, é o sistema mais barato para os fabricantes, refletindo diretamente para o consumidor final. Com o câmbio manual, o motorista precisa pressionar o pedal da embreagem antes de trocar as marchas na alavanca do câmbio.
Ao pressionar a embreagem, a força do motor é cortada com a transmissão. Com transmissão paralisada, as marchas podem ser trocadas. Esse processo leva todo um trabalho manual, por esse motivo a escolha do nome.
A única desvantagem do câmbio manual é apenas o conforto para o motorista, principalmente no trânsito urbano. No anda e para é necessário esticar o braço para efetuar as trocas de marcha a todo momento.
Câmbio automático
Sistema de câmbio totalmente voltado ao conforto do motorista. O câmbio automático livra o motorista do trabalho de pressionar a embreagem nas trocas de marcha. Veículos com esses sistemas possuem apenas dois pedais, acelerador e frio.
O câmbio automático funciona com trocas de discos. As trocas de marcha são realizadas de acordo com a velocidade do veículo e pela rotação do motor. Quando um determinado parâmetro é atingido, o sistema efetua as trocas de marchas sozinho, sem a necessidade de interação com o motorista.
A transmissão automática infelizmente costumas ser a mais cara e a que mais consome combustível. Outro ponto positivo é o fato de passar mais tranquilidade e segurança, já que o motorista sempre está com as duas mãos no volante.
CVT
Sistema CVT ou Transmissão Continuamente Variável é focado em eficiência. Dentre os sistemas de câmbio, esse é o mais injustiçado, o modelo foi marcado por modelos que não tiveram um CVT condizente com sua tecnologia.
O sistema CVT utiliza duas polias e correia de aço, sem a necessidade de discos ou engrenagens. Fazendo com que a troca de marchas seja simulada e contínua. Por esse motivo é comum, carros com câmbio CVT, terem até 10 marchas. As trocas de marchas são mais rápidas, suaves e eficiente, economizando mais combustível que o câmbio automático.
Câmbio automatizado
O câmbio automatizado está caindo no esquecimento das fabricantes por problemas com sua durabilidade e sequência de manutenções. Apesar do seu nome, esses sistemas de câmbio se assemelha mais ao câmbio manual do que o automático, pelas suas engrenagens.
Seu pedal de embreagem é substituído por um dispositivo que desconecta o motor da transmissão. Esse dispositivo aciona a embreagem para que as marchas possam ser engatadas.
De acordo com o retrospecto, é bem possível que esse sistema caia em desuso e fique apenas na história.
Ainda sem o seu veículo? A Disal Consórcio te ajuda!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar o seu veículo, com a praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe o veículo de sua preferencia e o valor da sua parcela.
Não perca mais tempo e comece a planejar essa conquista!