Os sinais de uma vida bem vivida sempre vão aparecer. Alguns vivem muito bem com isso. Outros já se percebem como um maracujá, de tão enrugados, e tendem a buscar ajuda – divina, se pudessem. Cirurgias plásticas, massagens mil, cremes para cada parte do corpo e para idade e gêneros diferentes.
A forma de driblar os sinais de uma vida bem vivida é que faz movimentar a indústria de cosméticos no mundo. No Brasil, essa indústria cresce em média 10% a cada ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Brasileiro é vaidoso e isso reflete na vida toda. Não seria diferente com o carro, né?
No caso do seu carro, o processo é de prevenção e manutenção. Prevenção de danos à pintura e de acidentes (para não visitar o martelinho de ouro) e manutenção dessas medidas preventivas. Em casos extremos, troca de peças e nova pintura podem diminuir o valor do carro, e isso ninguém quer. Quanto a esse problema, o melhor é dirigir cuidadosamente. Direção defensiva, sempre.
Para os casos menos extremos de desgaste natural da lataria e pintura, o melhor é prevenir e cuidar. É preciso conhecer a melhor forma de investir na preservação estética do seu veículo. Antes de tudo, é muito importante pesquisar quais os procedimentos, os materiais e o tempo de tratamento mais adequados para a cor e o estado do seu carro.
O uso constante de ceras, polimentos, lustração e lavagem, quando feitos corretamente, mantém seu carro jovem. Basta entender a que tipo de condições ele está sempre exposto – tipo sol, chuva, terra, cimento, tinta – para ter uma combinação perfeita de todos os artifícios para cuidar do seu companheiro de asfalto (ou terra) da forma mais eficaz.
Explicando de uma forma rápida as opções comuns, pode-se utilizar:
• Polimento: o mais abrasivo é feito com politrizes que giram a 2000 rotações por minuto. Indicado para carro com manchas ou queimados de sol, por exemplo.
• Enceramento: ainda abrasivo, porém protetor. Indicado para carros novos e seminovos.
• Cristalização: menos abrasivo e mais durável que a cera. Indicado para automóveis com alguns anos de uso.
• Lavagem: sempre com produtos específicos para evitar riscos, como foi explicado previamente aqui no blog: (link da matéria da lavagem a seco)
Podem ser encontrados nomes diferentes para o mesmo tipo de processo, por isso, o mais importante é realmente buscar informação e boas referências de profissionais confiáveis.
No final, carro limpo e conservado ganha alguns superpoderes: impressionar, conquistar e revender. Todos são essenciais para o ego e o bolso de seus donos.
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