Ela voltou! Inspirada na Kombi original, a ID.Buzz é revelada e promete revolucionar a indústria.
A Volkswagen apresentou no dia 9 desse mês, a inédita ID Buzz, veículo elétrico da marca. Tenta resgatar a alma da velha kombi utilizando motores elétricos e baterias.
Rotulada de “Kombi do futuro”, a ID.Buzz terá duas versões, a de passageiros e a carga. A previsão de lançamento será ao mesmo tempo, nas duas versões.
O ID do seu nome identifica os carros elétricos da marca alemã, já o Buzz, é uma referência ao seu nome europeu VW Bus e Transporter. O nome Kombi, popular no Brasil, vem de “Kombinationsfahrzeug”, que, em alemão, significa “veículo combinado” ou “veículo multiuso”.
A ID.Buzz chega como a mesma proposta da sua antecessora, mas com os olhos no futuro, cheia de conteúdos tecnológicos a bordo e sem emissão de poluentes. Em outras palavras a Kombi elétrica vem para quebrar os padrões assim como o modelo que estreou em 1950.
A nova Kombi, ID.Buzz
Divide com os demais IDs, além da plataforma suas tecnologias. Isso inclui o assistente pessoal que responde a comandos de voz, o mesmo volante e o painel de instrumentos minimalistas e apenas com o necessário de informações.
Com baterias de íon de lítio de 82kWh, localizada embaixo do assoalho, a nova van elétrica da Volkswagen, já está em produção na fábrica localizada em Hannover na Alemanha. Seu motor 100% elétrico de 201cv no eixo traseiro, entregue de forma quase instantânea seu torque é de 31,6mkgf e chega em velocidade máxima de 145Km/h.
A autonomia da bateria não foi informada pela fabricante. Entretanto, de acordo com a Volkswagen, para recarregar entre 5% e 80% das baterias bastam 30 minutos plugada em estações de carregamento rápido. Mantendo o clássico formato de “pão de forma”, mas com os faróis similares aos da linha ID, a nova Kombi elétrica tem grandes chances de chegar ao Brasil ainda esse ano. As lanternas traseiras seguem no mesmo estilo conectadas por uma faixa de LEDs. Já no para-choque frontal tem grade no estilo colmeia e diferente do modelo antigo, o VW ID.Buzz possui portas corrediças nos dois lados da carroceria. Suas rodas têm 18”, o modelo Cargo, vão de 18” a 21”. Suas dimensões, são 4,71 metros de comprimento, 1,99 metros de largura, 1,94 metros de altura e 2,99 metros de entre eixos.
O conceito sustentável está presente em todo o conjunto, com materiais sustentáveis e bases recicláveis. E claro, seu motor elétrico sem emissão de poluentes.
Sua cabine possui grande semelhança com a dos elétricos ID.3 e ID.4, que chegam ao Brasil em alguns meses. Assim como seus “irmãos” elétricos a nova Kombi tem uma tela de 10” de instrumentos digitais e, no centro do painel outra tela com 10”, os compradores podem optar por telas de 12”.
Reforçando sua ligação com o modelo clássico, a pintura em dois tons “saia e blusa”. A parte de cima, sempre branca. Na de baixo, amarela, azul, laranja ou verde. É um conceito do passado que se mantém moderno.
Por que kombi deixou de ser produzida?
A despedida ocorreu em 2013 com a versão Last Edition. Nas cores azul e branco, placa de identificação, acabamento interno diferenciado e 1.200 exemplares vendidos por R$ 85 mil.
A partir do dia 1º de janeiro de 2014, todos os veículos novos deveriam conter ABS e Airbag. Por ser um projeto antigo a Kombi não possuia esses itens e não conseguiria comportar.
A Volkswagen tentou pedir isenção para a Kombi por se tratar de um veículo icônico. Porem, o pedido não foi aceito e a marca foi obrigada a interromper a produção do veículo.
Qual o cenário para o Brasil?
Até o momento não foi feito nenhum comunicado oficial sobre a data de lançamento no Brasil.
Independente de quando será lançada, você já pode começar a se programar, a Disal Consórcio te ajuda nessa conquista.
Líder entre as Administradoras de consórcio no Brasil, somos especialistas. Temos toda experiência para fazer sua conquista ser muito mais planejada e inteligente.
Não perca mais tempo e faça uma simulação agora mesmo!