Volkswagen Virtus 2023 chega com novo visual e novas versões, apostando em bons equipamentos e muito espaço interno
Muitos apaixonados por veículos reclamam sobre do domínio dos SUVs no mercado nacional. Mas não podemos deixar de acompanhar o segmento de sedãs, que ainda parece viver tempos prósperos.
Assim como em 2022, 2023 começa com vários lançamentos. O Volkswagen Virtus 2023 recebeu uma profunda reformulação, além do visual, o modelo mudou seu posicionamento. Suas versões mais básicas tentam ocupar o espaço deixado pelo Voyage, e sua nova versão topo de linha busca agradar fãs Jetta 1.4, descontinuado na pandemia.
Já as versões intermediárias da linha 2023 continuam com o mesmo papel dos seus antecessores. Brigando com modelos como: Hyundai HB20S, Honda City sedã, Nissan Versa e Chevrolet Onix Plus.
A montadora pretende ampliar sua parcela de vendas graças a uma política de preços agressiva. O Volkswagen Virtus Highline 2023, foi renovado e chega custando a mesma coisa. O modelo chega às lojas em março custando por R$130.990.
Mudanças no visual do Volkswagen Virtus 2023
A Volkswagen tem histórico de não fazer muitas mudanças quando o assunto é estética. Considerando esse ponto, o Volkswagen Virtus 2023 recebeu mudanças consideráveis.
Seu para-choque dianteiro traz um design inédito, os faróis também receberam mudanças (de led em todas as versões). Suas peças de iluminação vêm do Nivus, aproximando o sedã do SUV, deixando o Polo mais isolado na família.
Já sua traseira ganhou difusor de ar, dando um ar mais esportivo, e uma nova assinatura luminosa, com o nome do modelo por extenso. Segundo o diretor de design da marca, José Carlos Pavone, seu porta-malas é inspirado em barcos. Suas rodas de aro 17 também são uma novidade, com um novo desenho, e um novo tom de azul está disponível para a carroceria.
Mudanças no interior
Com um pacote de equipamentos que já agradava em 2022, o Volkswagen Virtus 2023, fez alterações pontuais. Logo de cara, o ponto que mais chama atenção é a presença de detalhes em material que imitam couro: no painel, nas portas e nos bancos, o “couro sintético” passa mais requinte ao modelo. Apesar do material agradar à vista, ele não é macio ao toque, pelo contrário, sua dureza acompanham os plásticos que, mesmo com o tecido premium, seguem predominando a cabine.
Apesar disso, o modelo se garante quando o assunto é segurança. Os seis airbags são encontrados em todas as suas versões. Seu quadro de instrumentos de 10,25’’ é referência no segmento, graças à qualidade da tela e interface. Já sua central multimídia VW Play de 10’’ não agrada a todos, mas é considerada acima da média.
Todas as versões automáticas trazem controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência. Completando o pacote tecnológico, foi adicionado sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, e sensores que ligam automaticamente limpadores e faróis conforme condições de chuva e iluminação.
Desempenho do Volkswagen Virtus 2023
O modelo traz um dos motores 1.0 mais potentes do Brasil, o 200 TSI. As linhas Highline e Comfortline, atingem 128cv e 20,4kgfm. Curiosamente, o tempo de 0 a 100km/h é menor nas versões mais baratas, que recebem um motor de 116cv e 16,5kgfm. As versões topo de linha fazem em 10s contra 9,8s nas versões inferiores, segundo dados da montadora.
Sua transmissão automática de seis marchas é perfeita, raramente faz o motorista utilizar as trocas sequenciais no volante ou alavanca. Em compensação, pisar fundo não emociona, os três cilindros fazem barulho, mas o carro não responde a mesma altura. Na estrada, isso acaba fazendo pouca diferença, onde o Volkswagen Virtus 2023 mantém velocidades acima de 100 km/h com baixas rotações e em silêncio.
Segundo o Inmetro, seu consumo é de: com gasolina, 11,8km/l na cidade e 15,0km/l na estrada; com etanol, 8,2km/l na cidade e 10,4km/l na estrada.
A montadora destaca mudanças no conjunto de suspensão, mantendo sua geometria, mas trazendo mudanças nos amortecedores, mais adequados para as imperfeições do dia a dia. É notável como o modelo teve uma melhora nesse aspecto, ajudado pela elevada rigidez torcional.
Espaço interno
Viajar no banco de trás não é um problema no Volkswagen Virtus 2023. Com 2,65m de entre eixos, o sedã possui um farto espaço para as pernas nos bancos traseiros. A segunda fileira ainda possui duas saídas de ar e duas entradas USB-C, só não é perfeito pela limitação estrutural da largura do carro, causando algum aperto para quem viaja no meio.
Outra estranha escolha da montadora é o bolso que, além de existir somente atrás do banco dianteiro direito, é pequeno. Seu porta-objetos é pequeno e não cabe uma revista, apenas papéis pequenos, aparelhos eletrônicos ou objetos de pouco volume.
Mas esses pontos se tornam relevantes quando entra em cena o porta-malas, com 521litros (VDA). Seu espaço é ideal para famílias, que terão espaço suficiente para os passeios de final de semana. O porta-malas do Volkswagen Virtus 2023 ganha com folga dos seus concorrentes como por exemplo: o Hyundai HB20S (475l), Nissan Versa (482l) e Toyota Yaris Sedan (473l).
É principalmente contra essa turma que o novo Virtus comprará brigas, em suas diferentes versões. O projeto confiável se soma ao design moderno e ao preço bem competitivo ao qual a VW conseguiu chegar. Da versão Highline em diante, também há três revisões gratuitas como um adicional para fisgar o comprador.
Ficha técnica do Volkswagen Virtus 2023
- Preço: R$130.030
- Motor: gasolina, dianteiro, transversal, três cilindros, 999cm3, 12V, turbo, 128/116cv a 5.500rpm, 20,4kgfm a 2.000rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
- Direção: elétrica
- Pneus: 205/50 R17
A Disal vai te ajudar na conquista do seu!
Com mais de três décadas de atuação, a Disal Consórcio já vendeu mais de 1 milhão de cotas e está presente em todo o Brasil, por meio de uma Rede Autorizada formada por mais de 450 pontos de vendas.
Na Disal você adquire sua cota de consórcio para conquistar seu Volkswagen Virtus 2023 com praticidade e segurança. Você fica mais próximo da sua conquista.
Para adquirir sua cota de consórcio Disal, basta fazer a sua simulação clicando aqui.
Após isso, um dos nossos representantes irá entrar em contato com você para poder dar sequência no seu atendimento.
Você escolhe o valor da carta de crédito para a compra do seu Volkswagen Virtus 2023.
Não perca mais tempo e comece a planejar sua conquista!